Páginas

21 de junho de 2012

Sou sua fã


Todo mundo tem seu favorito, pode ser aquele batom que você não empresta para ninguém, o livro que você rele todo ano, a prima que você liga quando quer companhia, o sapato que nem te serve mais, mas continua enfurnado na sapateira ou o brinco coringa que você só usa na mais especial das ocasiões. Eu tenho uma blusinha mais arrumada que me salva, a uso sempre que me sinto feia e que nenhuma roupa me cai bem. É bom ter favoritos.

Vamos expandir um pouco mais esta coleção apaixonante. Vamos adicionar revistas, programas de tevê, perfis no Twitter, artistas e escritores. Quando era menor era encantada pela Glória Maria e pela Fátima Bernardes. Não entendia a maioria das noticias que elas davam, mas vibrava ao ver a Glória toda lindona viajando o mundo. Queria mandar cartas e falar com elas, mas não fazia a mínima ideia de como entrar em contato, mandar um e-mail de fã mesmo. E todo esse fanatismo ficou por isso mesmo.
Hoje é muito mais fácil entrar em contato com alguém assim. Tem o endereço de e-mail em todo lugar, a página no Facebook, o perfil no Twitter, o site, o isso e aquilo. Mil maneiras práticas de mandar uma mensagem. Toda essa facilidade também criou um obstáculo: ser ouvida. As mensagens se multiplicaram absurdamente, ao ponto da pessoa idolatrada não ter a chance de ler todas elas. Ai eles são obrigados a contratar alguém a fazer isso por eles. Mas eu não quero que o assistente leia meu e-mail adorador. Quero que o adereçado leia e responda ainda por luxo! Mas isso é querer de mais.

Toda essa facilidade faz muita gente perder a noção do que é ser uma fã. Eu que sempre fui uma idólatra passiva, que de vez em quanto deixa um elogio no caminho. Entendo quem gosta de demonstrar todo seu amor, mas vamos com calma, sim? Isso: “Oi! Eu amo você! Me segue de voltaa?” ou ainda “Vc é linda! Te amoo!” é bem diferente disso: “Oi! Adorei seu texto/photo/trabalho de hoje!”. Muita gente quer só chamar a atenção. Falar que gosta de alguém, mas nem conhece seu trabalho. Diz que é aficionado por Clarisse Lispector, mas nunca leu um livro se quer dela. Uma novidade: A maioria das frases no Twitter assinadas por ela, não são dela.

É tão bom ter um trabalho reconhecido, tenho certeza que todas essas pessoas adoram receber elogios e criticas construtivas todos os dias lotando a caixa de entrada. Mas falta uma dose de bom senso. Chega a ser ofensivo ver alguêm tentar ganhar atenção as custas da fama alheia. Honestidade para quem precisa.

2 comentários:

  1. Ah, isso acontece muito. Trabalho em uma livraria e, um dia, a Thalita Rebouças, aquela autora de livros infantis, passou por lá. Vários livreiros tiraram fotos com ela, para colocar no perfil do facebook em seguida. Ridicula essa fama às custas de outros. Desce em meu conceito quem faz isso. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre digo que não sou fã de ninguém, mas sim admiradora. Porque querendo ou não eu apenas admiro os trabalhos deles. Concordo com você, tá faltando aquela dignidade básica, para as pessoas reverem seus conceitos quanto a isso.

    ResponderExcluir