Páginas

29 de abril de 2012

Muita opinião, poucos fatos.


Tanto como vestibulanda quanto como cidadã, procuro sempre me informar sobre o que anda acontecendo no mundo, quais decisões foram feitas e quais medidas serão tomadas.
Hoje em dia, colunas informativas em revistas e jornais de grande circulação, vêm acompanhadas de explicita opinião de quem as escreve. Direcionando o texto. Mas sem deixar uma brecha ao leitor para formar sua própria opinião. Deste jeito fica difícil aflorar o seu senso crítico.
É comum reconhecermos que toda “boa” redação de vestibular, provém de um escritor com grande facilidade para formar opinião e ter bom senso critico sobre temas atuais, que podem aparecer na prova. Mas na vida real nem sempre esta opinião própria é apreciada.
Toda pessoa além de ser um ser emocional é um ser racional. Eu adoro ler crônicas cheias de opiniões que abrem meus olhos (ou fecham) para novas vertentes, mas não creio que esta liberdade seja aceitável em textos informativos, onde o leitor busca nada além dos fatos, talvez um pouco de crítica, mas sempre com vasta abertura para formar sua opinião e se sentir segura com ela.
Enfim, quando vejo uma manchete sobre os mísseis nucleares na Índia, quero saber dos fatos e não se a posição dos Estados Unidos em relação ao assunto é digna ou não. Só procuro saber qual foi o posicionamento do país. Deixe que se é para “achar”, ‘’acho’’ eu.

2 comentários:

  1. Oi Marina, tudo bem?
    Acredite ou não, mas sempre que via alguns dos seus comentários no meu blog eu sabia que te conhecia de algum lugar mas nunca me lembrava de onde! Agora que você me explicou as coisas fizeram sentido!
    Que época boa aquela dos fóruns e condomínios, né? Conheci blogueiras de lá que hoje são grandes amigas minhas. Uma pena que não existam mais iniciativas assim.
    Enfim, achei fofa demais sua resposta e fiquei bem feliz em saber que você curte o blog e que resolveu voltar a escrever, e mais ainda que você tá prestando Jornalismo.Sou a maior tiete do universo do meu curso, logo, me alegra saber que em breve teremos mais uma foquinha no mundo.
    Quanto ao seu texto, preciso dizer que discordo um pouco. Acho que essa coisa de informação e só é um mito, porque quem a escreve são pessoas e não existem pessoas puramente objetivas. Você vai entender um pouquinho melhor a respeito disso quando começar a cursar. Lembro que fiz um exercício em que a gente tinha que achar as marcas "pessoais" numa notícia bem simplezinha. Você não faz ideia de como cada termo, vírgula, é pensando pra fazer o leitor pensar em algo.
    Não é tão legal de saber, haha, mas é a vida.
    Enfim, sucesso com o blog e com o vestibular. Se tiver alguma dúvida, porque sei como essa fase é tensa, pode contar comigo!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ana! Que bom que você se lembra! Era bom mesmo né? Legal que estas blogueiras ainda continuam por aqui. Como estou reestreando ando procurando novos blogs para ler. Voce me indica algum?
      Quero Jornalismo desde que aprendi o que era uma profissão. Sou apaixonada pela escrita, pelas pessoas e pelo estudo dos diferentes jeitos de pensar e demonstrar los. Quanto ao vestibular ainda me sinto um novata neste assunto. Fiz intercambio no terceiro colegial e quando voltei seis meses de cursinho, convenhamos, nas coxas. Nunca tinha feito uma prova daquelas fui com a cara e a coragem. Deu no que deu. Esse ano estou me dedicando mais no que me quebrou as pernas... exatas! Enfim, muuito obrigada pelas dicas. Mal posso esperar para descobrir estes mitos da escrita e melhor nela.
      Beijos

      Excluir